domingo, 11 de maio de 2008

Um Globo de Ouro para o CARJACKING

Na rúbrica semanal do jornal Expresso intitulada "O Exame do Conselho dos Doze" no qual participam doze figuras públicas, conotadas, maioritariamente, com o PSD, o Dr Pinto Balsemão, um dos elementos integrantes do dito Conselho, elege como tópico do mês, ou seja como tema mais preocupante ou mais importante do mês, o tema da Segurança, Esquadras invadidas, PJ, Carjacking e tribunais.

Por coincidência, ou talvez não, esta é uma temática que colhe a preferência das primeiras páginas de alguns jornais e das aberturas de alguns telejornais desde algum tempo a esta parte. Na SIC, Estação de Televisão da propriedade de Pinto Balsemão, mereceu um especial destaque uma entrevista com um alegado criminoso encapuçado, que virou estrela da TV, cuja principal actividade estaria ligada ao denominado CARJACKING.
Curiosamente, na Internet, as questões relacionadas com a segurança no país também proliferam por tudo o que são blog´s e email´s de diversa proveniência, conhecida ou desconhecida.

Entretanto, as estatísticas anunciadas pelas entidades estatais, insistem em contrariar esta onda de alarmismo que se vem a pouco e pouco instalando na sociedade portuguesa, referindo números que se enquadram na média dos ilícitos criminais de natureza violenta, senão mesmo de gradação inferiores, de anos anteriores. As Entidades oficiais reconhecem no entanto que existem alguns ilícitos criminais novos , como é o caso do CARJACKING, que carecem de ser combatidos de uma forma determinada e estruturada.

Tudo indica, portanto, que estamos na presença de uma campanha orquestrada, mais uma, no sentido de descredibilizar a Justiça no nosso país, atingindo desta forma o Governo de José Sócrates.

A preocupação de Balsemão não será assim, a nosso ver, inocente e não se prenderá, apenas, com aquelas obsessões com a segurança que atingem invariavelmente a maioria dos idosos no nossos país, como se a sua integridade física estivesse permanentemente em risco. Não, a escolha do tema da segurança por parte do filiado numero um do PPD/PSD, Pinto Balsemão, insere-se no contexto da actual luta política, que visa eleger a Dama de Ferro, Manuela Ferreira Leite, como principal oponente de José Sócrates nas próximas eleições legislativas e simultaneamente provocar um desgaste no Governo por forma a facilitar a vida àquela candidata à liderança do PSD.

Ao eleger o tema da segurança como tópico preocupante do mês, Balsemão, como personalidade bem conhecida da opinião pública estará, por um lado, a cavalgar irresponsavelmente na onda alarmista de insegurança, transmitindo essa mesma insegurança a muitos milhares de leitores do seu jornal. Por outro lado, como patrão do império "Impresa" da Comunicação Social, estará a "fazer a mente" de muitos jornalistas funcionários, no sentido de continuarem a dar fôlego e força à campanha em marcha!

É expectável, portanto, que a campanha de alarmismo da insegurança, não só continue como até se intensifique nos tempos mais próximos. As aberturas dos teléjonais e as primeiras páginas dos jornais não vão dar tréguas às polícias e às investigações. É também esperado que os criminosos encapuçados continuem a merecer honras de entrevistas exclusivas na SIC com tratamento VIP.

Será que o Dr. Pinto Balsemão nos irá surpreender com a atribuíção de um Globo de Ouro na Grande Gala da Estação de Carnaxide, ao criminoso encapuçado entrevistado, especialista em CARJACKING? Meus amigos...... isto daqui para a frente....... vale tudo!

Nenhum comentário: