domingo, 7 de fevereiro de 2010

A liberdade de expressão ameaçada!

Desde a vitória eleitoral do Partido Socialista nas ultimas eleições legislativas que não escrevia neste meu espaço do "Assobio da Cobra". Regresso agora, passados quatro meses, curiosamente numa altura em que alguns Comentaristas, Analistas, Jornalistas, Agentes do Poder Judicial e Políticos afectos à Oposição, fazem tudo, numa corrida histérica contra o tempo, para convencer a opinião pública que não ocorreram eleições legislativas em Outubro, que o PS não foi o partido mais votado e que Sócrates não ganhou as eleições!
Num programa da SIC Notícias da autoria do famoso analista político e deputado do PSD, Pacheco Pereira, lançado hoje para o ar, aquele insuspeito exemplar de imparcialidade e seriedade, desferiu um violento ataque a Sócrates, acusando-o, como já vem sendo hábito há quatro anos a esta parte, de tudo e mais alguma coisa! Curiosamente, o autor, durante todo o tempo em que emitiu a cassete já conhecida, socorreu-se de uma faixa visível junto do microfone, onde se podia ler com grande destaque a frase "Liberdade de Expressão Ameaçada!" Esta encenação pretendia fundamentalmente reforçar a gravidade com que o mais que suspeito deputado do PSD vê ou finge que vê, os episódios relacionados com Mário Crespo e com as escutas divulgadas pelo pasquim "SOL". Eu denomino o jornal Sol de pasquim porque não acredito que aquele jornal tenha alguma vez a frontalidade de abordar as reais atrocidades cometidas pelo poder político em Angola, como pretensamente pretende evidenciar e despoletar alegados escandalos atribuídos a José Sócrates. O respeitinho aos patrões sempre foi muito bonito e para os cobardes esse respeitinho é normalmente sagrado.
Quanto ao que se passou com Mário Crespo existem as mais variadas versões sobre o que realmente aconteceu no restaurante do hotel Tivoli. Uma coisa é certa, a versão que Mário Crespo conta já foi desmentida pelo Director de Informação da SIC que já declarou que afinal, aquilo que Mário Crespo conta não se terá passado bem assim! Ou seja a versão de quem esteve presente no acontecimento, diverge da versão narrada por Mário Crespo, que, curiosamente não estava presente na sala.
Depois, conhecendo-se o ódio de estimação que aquele jornalista nutre por José Sócrates, bem visível através das crónicas de escárnio e mal dizer que ele escreveu semanalmente no Jornal de Notícias, tudo leva a crer que o homem que quando se desloca regularmente aos Estados Unidos fica hospedado em Hoteis de luxo, está a pintar a manta!
Depois, recuando no tempo,relembrando os famosos programas de Sexta-Feira de Manuela Moura Guedes na TVI, podemos recordar todo o enfoque que foi dado ao caso Freeport e sobretudo às investigações levadas a cabo pela Polícia Inglesa naquele processo, no qual, aquela espécime de jornalista, bombásticamente, repetia, vezes sem conta, que Sócrates era o principal suspeito! Lembram-se? Afinal a Polícia Inglesa arquivou o Processo e, soube-se nestes dias, que Sócrates nunca teve qualquer conta bancária em paraísos fiscais, ao contrário do que aquela estação televisiva, comandada ao tempo por José Eduardo Moniz, fazia crer, vezes sem conta, aos seus telespectadores!
Passando também em revista o que se passa nos actuais orgãos de Comunicação Social, podemos facilmente constatar que eles são maioritariamente contolados por pessoas afectas ao PSD e CDS. Basta constatar o que se passa hoje em dia na SIC onde não existe qualquer analista ou comentarista que demonstre nutrir alguma simpatia pelo Partido Socalista, pelo Governo e pela Governação. É assustador verificar que a totalidade dos programas de análise política daquela estação televisiva se pautam pelo unico objectivo de malhar no Governo. Jornal da Noite, Frente a Frente e Plano Inclinado de Mário Crespo, Contra-Ponto de Pacheco Pereira, Eixo do Mal, Expresso da Meia-Noite....etc,etc,etc. Isto num Orgão de CS cujo patrão é o militante nº 1 do PSD!
Nas restantes estações de TV o único resistente afecto ao PS é António Vitorino que, como todos sabemos, irá abandonar por vontade própria o seu programa semanal.
Quanto aos jornais é o que todos sabemos! Correio da Manha assume actualmente a frente de combate contra o Governo com António Ribeiro Ferreira e Constança Cunha e Sá (secundada por Vasco Pulido Valente) na vanguarda. O Público de Belmiro de Azevedo melhorou um pouco com a saída de Fernandes da direcção do Jornal. Isentos e imparciais apenas nos resta o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias. Nestes dois jornais podemos todos constatar que existe um conjunto de analistas e jornalistas com um leque alargado de opiniões que abrangem de uma maneira geral todo os sectores políticos da sociedade portuguesa.
É este o actual contexto dos Orgãos de Comunicação Social no nosso país! Apesar disso o poder oculto e paralelo que existe na sociedade portuguesa, no qual, os orgãos de CS controlados pelo PSD têm uma acção preponderante, pretende criar uma imagem artificial de falta de liberdade de expressão.
Dizia o letreiro de Pacheco Pereira... " Liberdade de Expressão ameaçada"! Digo eu.... "Porque razão insistem eles, Magistrados e Inspectores com paixões políticas exacerbadas, jornalistas que exercem o jornalismo de sargeta,analistas comprometidos políticamente, políticos oportunistas e sem escrúpulos,...... em tratar os portugueses como parvos?

Nenhum comentário: