domingo, 6 de janeiro de 2008

Os tambores de guerra da sucessão no PSD já rufam!

Ribau Esteves,o Presidente do PSD,também conhecido por Berimbau Esteves do Contra-Informação e pelo Bacalhau Seco na região das Gafanhas na Ria de Aveiro, donde é natural, veio à televisão, muito solenemente, fazer um ataque serrado ao Governador do Banco de Portugal pelas suas alegadas influências no processo de estabilização do BCP, em curso.
O contraste com a sua outra postura descontraída no comício do PSD em Ilhavo quando chamava a atenção dos apoiantes para o facto de "quando se quer comer uma gaja boa é necessário, previamente, rodeá-la, fazer-lhe a côrte, enfim namorá-la, antes de se prosseguir com os intentos", é mais que evidente!
Bem mas desta vez, na sua intervenção na TV, não pronunciou quaisquer alarvidades ou termos indecorosos. Até parecia muito convicto do que estava a dizer! Porém, não faltaram no seu discurso, omissões, insinuações maldosas e até ameaças ridículas! Digamos que em questão de princípios o discurso mantem a mesma linha!
Começou no seu discurso por relacionar directamente o financiamento por parte da CGD de accionistas do BCP com a actual conjuntura de desestabilização deste banco.
A CGD já veio dizer que essas operações de crédito tiveram lugar muito antes de ter deflagrado a crise no BCP.
Insinuou depois que a autorização de concessão crédito da CGD teria sido concedida por Armando Vara que detinha o pelouro do Departamento responsável. Falso, porque segundo comunicação da Admnistração da CGD aquele administrador nunca esteve ligado à area de concessão de crédito.
Afirmou com todas as letras que o Governador do Banco de Portugal congeminou toda uma estratégia para que o BCP fosse governamentalizado e mais.... de uma forma absolutamente indecorosa, deu um prazo de horas para o Dr. Vitor Constâncio vir prestar declarações ao Parlamento!
Curioso foi que em toda aquela algaraviada que pronunciou não se ter referido uma unica vez, aos graves delitos que foram cometidos por accionistas importantes do Banco e que se encontram em processo de investigação.
É evidente que esta ofensiva do PSD e toda a estratégia elaborada insinuando que o Governo estava a interferir no BCP, visaram criar as condições para a elaboração de uma lista candidata à administração do principal banco privado português afecta ao PSD, como é a lista liderada por Miguel Cadilhe.A Crise em que o BCP está mergulhado, para estes senhores, não interessa nada; Os graves delitos que foram cometidos no banco, também são pouco relevantes; A descredibilização do sistema financeiro português também é coisa de menor importância! A derrapagem do valor das acções do BCP...idem! Agora o que é realmente importante para o PSD é não se deixar ultrapassar pelo PS e garantir a PêPêdilização do maior banco privado português. O Interesse Nacional...? bem esse também interessa mas apenas quando forem novamente detentores do poder!
Em toda a história da democracia portuguesa é a primeira vez que um partido político faz campanha e apoia uma lista de candidatura à Administração de um banco privado.
É por estas e por todas as outras é que os críticos internos começaram já a fazer ouvir a sua voz. Pacheco Pereira já disse: O PSD é um partido muito volátil e que é provável que Menezes caia antes das próximas eleições legislativas.
De acordo com a ultima edição do jornal Expresso, os tambores anunciando a guerra da sucessão a Luis Filipe Menezes já começaram a rufar para os lados do Porto!....

Nenhum comentário: