domingo, 16 de março de 2008

RIBAUDARIA

Ribau Esteves o secretário-geral do PSD afirmou esta semana numa entrevista a uma estação de televisão, que o que faz a diferença entre a governação do partido no tempo de Marques Mendes e a actual sob a liderança de Menezes, é que no primeiro caso as sondagens de opinião pública davam ao Governo de José Sócrates uma maioria absoluta enquanto que agora essas mesmas sondagens apontam para uma maioria simples, concluindo assim que o PSD está no caminho certo para derrotar o PS de Sócrates nas próximas eleições legislativas.

Ribau fez estas declarações precisamente numa semana em que despoletou uma convulsão interna no partido após Menezes ter feito aprovar os novos Regulamentos Internos em que autoriza a descentralização do pagamento de cotas dos militantes do partido e o controlo dos cadernos eleitorais da sede nacional para as sedes locais do partido, reforçando desta forma o poder da cacicagem local.

Perante esta situação Rui Rio, Presidente da Camara Municipal do Porto, já veio dizer que a possibilidade de os militantes pagarem cotas em numerário abre caminho à "lavagem de dinheiro". Esta declaração enfureceu de tal modo LFM que ordenou de imediato à Direcção do Partido para chamar aquele responsável do PSD à sede para dar explicações.

Entretanto Antonio Capucho em oposição directa à promulgação dos novos Estatutos do Partido anunciou a demissão da Concelhia de Cascais e já depois, perante a apresentação de uma nova imagem gráfica do partido, insurgiu-se contra a substituição do laranja pelo azul monárquico no novo logotipo do partido e visivelmente irritado perante a comunicação social desabafou que Menezes iria ser apeado da liderança do partido ainda antes das próximas eleições.

Depois foi o ecoar de uma série de vozes críticas do PSD que não quizeram esconder o mal estar dentro do partido e que teceram considerações pouco abonatórias a Filipe Menezes. Manuela Ferreira Leite, Arnault, Morais Sarmento, Alexandre Relvas, Pacheco Pereira, Aguiar Branco e Alberto João Jardim, todos eles em uníssono se levantaram em coro de protesto contra a situação no partido e contra LFM.

Depois foi a vez dos apoiantes de Menezes, virem a terreiro criticarem e insultarem os Barões do partido que ousaram criticar o Líder. Entre estes, Couto dos Santos, Angelo Correia e Mendes Bota, alinharam mesmo por um tom crítico mais ofensivo e musculado, tendo este ultimo contemplado o colega de partido, Pacheco Pereira, com o cognome de "Cavalgadura do Círculo".

Entretanto Luis Filipe Menezes, para compôr mais o ramalhete ou por outra, o molho de bróculos, em que o seu partido se encontra, resolveu mudar de opinião várias vezes durante a semana sobre variados assuntos. O que chamou mais a atenção dos média foi o facto de no espaço de uma semana ter afirmado em primeiro lugar que o PSD ainda não reunia condições para ser alternativa ao PS na chefia do Governo e em entrevista à RTP, poucos dias depois, afirmar precisamente o seu contrário, isto é que já reunia condições para governar e até com maioria absoluta.
Depois, acossado pelos Barões, ensaiou dar um ar de durão e puxando pelos galões resolveu, para além de ordenar ao Conselho de Jurisdição de chamar Rui Rio para dar explicações, enviar ainda um recado para o interior do partido avisando que tem poder para distribuir "poder", mas apenas para quem se porte bem!
O exemplo acabado de uma perfeita "quadratura do círculo".

Enfim..... uma semana tenebrosa para os sociais-democratas. Em primeiro lugar porque foram levantadas dúvidas no seio do próprio partido sobre a transparência no processo do pagamento de cotas em dinheiro vivo por parte de militantes. Conforme afirmava um articulista na edição do jornal Expresso desta semana, o PSD já não é o "gangue do multibanco" mas sim o "gangue do maço de notas".
Depois, no intervalo de uma semana, o partido é envolvido completamente num clima de bota abaixo de ofensas pessoais por parte dos seus mais ilustres colaboradores, transparecendo para a sociedade portuguesa o eclodir de uma peixeirada mais adequada à vivência de uma associação recreativa de bairro do que propriamente de um partido político nacional.

Lembram-se certamente das afirmações proferidas por Paula Teixeira da Cunha logo após a eleição de Luís Filipe Menezes para a liderança do PSD em substituição de Marques Mendes, levantando sérias duvidas sobre o futuro daquele partido em questões de honestidade política e de transparência de procedimentos! Pois é, num ápice, vieram-me à memória aquelas declarações insuspeitas.

E é no meio deste dilúvio que atinge em cheio a liderança de Menezes à frente do PSD que Ribau Esteves vem afirmar que aquele partido está no bom caminho para derrotar o PS nas próximas eleições legislativas! Olhe sr. secretário geral do PSD, o que eu lhe digo é que o seu partido encontra-se numa verdadeira " RIBAUDARIA" e com o andar da carruagem arrisca-se a que Marcelo Rebelo de Sousa os apeie do comboio laranja a si e ao Menezes e os largue, respectivamente, nas Estações Ferroviárias de Aveiro ( Ilhavo não tem estação) e de Vila Nova de Gaia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.