domingo, 21 de setembro de 2008

Palavras para quê? É um Falcão Português!

Vasco Graça Moura ( VGM), que sistemáticamente adopta posições consonantes com as políticas mais polémicas seguidas pela Administração de George Bush, acaba de manifestar em artigo recente no Diário de Notícias, o seu apoio incondicional a Mcain nas próximas eleições nos EUA, apelidando os Europeus de idiotas por manifestarem maioritariamente o seu apoio a Barack Obama.

Outra coisa não seria de esperar do homem que esteve ao lado de Durão Barroso e Paulo Portas no apoio a George Bush à invasão do Iraque e que participaram em toda aquela farsa que foi a mistificação dos fundamentos que estiveram na base da guerra do Iraque, por parte da Administração Norte Americana.

Contudo, o que mais surpreende no referido artigo de VGM são as suas opiniões absurdas no sentido de tentar limpar a governação Bush, afirmando inclusivamente que ele " George Bush", até teria razão nos aspectos principais do seu mandato, muito em especial, segundo diz, na luta sem quartel que teria desencadeado para desarticular o global jihadismo terrorista. Quanto à política económica, bem, acrescenta que afinal até nem foi assim tão mal..... porque a economia dos EUA continua com crescimento positivo!

Como é possível alguém fazer nos tempos de hoje, principalmente, alguém que pela sua condição de Escritor/Poeta/Ensaísta deveria manter uma posição de lucidez, de moderação e de sensatez, fazer uma apreciação deste teor, quando o mundo está a desabar, em grande parte por causa das políticas de Bush?

Em relação ao combate ao terrorismo o que fez George Bush? Atolou os EUA numa guerra injusta no Iraque baseada em mentiras, da qual não se vê fim à vista. Por outro lado não impediu que o terrorismo islâmico não continuasse a imperar por esse mundo fora, ocorrendo atentados indiscriminadamente com uma frequência assinalável. Não conseguiu desarticular a "AlKaeda", antes pelo contrário, aquela organização continua mais forte do que nunca. Depois, assumindo a opinião pública que a guerra no Iraque se deveu em primeiro lugar ao controle da produção do petróleo num país conotado como o principal produtor daquela matéria-prima, como se justifica que o preço do crude tenha atingido preços rekord da ordem dos 150 dólares por barril?

Quanto à economia, bem isso então foi o descalabro completo! O resumo dos editoriais dos principais jornais americanos na ultima semana acertam todos pelo mesmo diapasão e questionam " QUANTO PIOR PODE ISTO AINDA SER?".
Os efeitos do furacão financeiro que abalou Wall Sreet ainda não estão completamente calculados mas uma coisa é já dada como quase certa: muito difícilmente os EUA escaparão a uma recessão da sua economia de duração indeterminada que arrastará todo mundo ocidental!

Os Republicamos estiveram na Casa Branca os ultimos oito anos. Desde 2004 o crescimento nos EUA tem apresentado valores cada vez mais fracos. 3,1% em 2005, 2,9% em 2006, 2,2% em 2007 e finalmente em 2008, todos os dados apontam para uma redução drástica, próxima do crescimento zero. A actual crise finançeira cujas causas assentam inteiramente nas políticas económicas de Bush, nomeadamente na proliferação de um capitalismo selvagem assente numa crescente desregulamentação do seu funcionamento, ainda não tem fim à vista, presumindo alguns especialistas na matéria que o pior ainda está para vir, uma vez que ninguém sabe a verdadeira dimensão da crise.

Apesar de tudo isto o que dizia há pouco tempo atrás o Candidato Repúblicano à Casa Branca, Jonh Mcain? Textualmente.... " A Economia Americana está fundamentalmente forte!"

Conclui Vasco Graça Moura no seu artigo do Diário de Notícias: " Enfim afigura-se que Mcain vai ganhar, felizmente!

Palavras para quê ? É um Falcão Português!

Nenhum comentário: