sábado, 27 de junho de 2009

Estação de Carnaxide versus "Gaiola das Loucas"

A vida política nacional, graças ao estado de crispação que se gerou, entrou num estado de frenesim tal que não se augura nada de bom no seu desfecho final!
A TVI é o que todos nós sabemos! Combate despudoradamente o Governo e mantém uma linha editorial, com especial incidência para o Jornal Nacional das Sextas-Feiras,de perseguição e ataque frontal ao 1º Ministro José Sócrates. Portanto, tudo o que acontece em matéria de informação nesta Estação Televisiva, nomeadamente deturpação de factos, lançamento de suspeições, não existência do contraditório, expressões de mímica condenatórias,atentados contra a dignidade de pessoas, tudo isto já não nos surpreende mais que aconteça.Condenados pela ERC mas isso não serviu de nada!
A Estação de Carnaxide, a SIC, encontra-se num processo de mudança acentuada, não sendo o resultado das ultimas eleições europeias indiferente a esta alteração.
Sintomático desta mudança de rumo em termos editoriais é o facto de, ao contrário do que acontecia anteriormente, os activos e frenéticos jornalistas da SIC terem tido uma atitude tão cândida e tão cúmplice na sequência da entrevista de Manuela Ferreira Leite àquela estação televisiva.Isto é, fizeram passar a mensagem para a opinião pública de que a entrevista tinha corrido muito bem, que tinha apresentado propostas muito válidas e que o endividamento, pela forma como é abordado por MFL, constitui o problema mais grave do País.
Pelo contrário as lacunas, as omissões, as deturpações, os truques,o vazio de ideias, a ausência de programa...tudo isso não foi objecto da mais ténue abordagem e análise. Um exemplo apenas respeitante ao facto de em toda a entrevista MFL se ter referido uma única vez, à maior crise económica internacinal nos ultimos oitenta anos, classificando-a como um " Qualquer abalozinho de terra". Isto quando durante a entrevista, várias vezes se ter referido à acção do PSD iluminada pela política da verdade! Ora isto, há uns meses atrás, teria sido objecto das mais variadas parangonas jornalísticas alusivas à inconsistência e incongruência do discurso da senhora.
No que diz respeito à figura de José Sócrates, A SIC, passou a adoptar uma postura que visa fundamentalmente o acentuar do seu desgaste pessoal e do destroçar do seu capital de popularidade. Veja-se o que se está a passar com o caso da alegada compra de cerca de 30% da TVI pela PT. Os vários comentadores ao serviço são unânimes em proclamar aos sete ventos que Sócrates sai muito mal desta história. Por outro lado passam ao lado da manobra ardilosa e subtil como Manuela Ferreira Leite e o seu cúmplice Cavaco Silva aproveitaram e precipitaram tudo isto.
A ideia muito simples que a Sic pretende fazer passar à opinião pública é que A PT e Sócrates combinaram nos bastidores a compra da TVI com o objectivo de correr com o Moniz! Foi esta aliás a suspeição que foi inicialmente lançada por Manuela Ferreira Leite e sustentada por Cavaco Silva quando veio publicamente exigir à PT uma maior transparência no negócio.
A pergunta óbvia no meio de tudo isto é saber, como é possível alguém acreditar,a não ser os que estão de má fé, que a PT, uma das maiores empresas nacionais, empresa prestigiada nacional e internacionalmente, dotada de quadros do mais alto gabarito, uma das maiores empresas nacionais, cotada nas bolsas de NeW York e Euronext, passe por cima do interesse dos accionistas e planeie um negócio de compra parcial da TVI, que alguns comentadores da SIC rotularam de ruínoso, apenas com o objectivo de ofereçer numa bandeja a cabeça de Moniz a Sócrates? E o mais espantoso de tudo isto é que o Presidente da Répública deste país, que pretende ser o Presidente de todos os Portugueses, alimente a suspeição de MFL, cometa uma ingerência grave na vida da empresa e faça abortar um negócio que fazia todo o sentido e que seria altamente benéfico para a PT e para o país.
Para demonstrar que tudo este caso é ardiloso e artificial, refira-se que a PT detém cerca de 40% do capital da SIC Notícias há alguns anos a esta parte, e nunca interferiu em nada quer na linha editorial da estação quer na nomeação de qualquer responsável.
Entretanto nas várias emissões da SIC e da SIC Notícias os seus vários comentadores, jornalistas e analistas convidados,após o lançamento da suspeição abusiva por parte do PR, lançaram-se num autêntico frenesim e histeria a criticar a actuação de Sócrates e da PT por um lado, e por outro lado a branquear o aproveitamento político e o conlúio de Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva.
Nas ultimas vinte e quatro horas os canais de Televisão de Pinto Balsemão não se têm cansado de, em multiplas emissões, disparar a artilharia em direcção ao Governo por causa deste caso. Mário Crespo, Ricardo Costa, Henrique Monteiro, José Gomes Ferreira, foram alguns dos jornalistas que juntamente com convidados conhecidos como profissionais da crítica ao Governo, nomeadamente, Luís Delgado, Medina Carreira, Maria José Nogueira Pinto, Cintra Torres e outros, em sucessivas aparições nas diversas emissões de informação ao longo das ultimas vinte e quatro horas, deram voz a um coro de protestos contra a alegada actuação do Governo neste caso.
A reforçar a nossa suspeição de que a TV de Balsemão mandou o seu dever de neutralidade às malvas, foi a criação de um novo programa, o Contra-Ponto, apresentado pelo insuspeito Pacheco Pereira, a denominada " Loira do PSD". Como se todas as actuais emissões não por si só um autentico "contra-ponto"!
Decididamente, a Estação de Carnaxide, entrou euforicamente em campanha eleitoral, e a histeria e o frenesim dos seus jornalistas de informação capitaneados por Ricardo Costa (agora reforçados com a Loira do PSD), com que assumem a tarefa de apear Sócrates do poder, não abona nada a favor daquela casa que muitas vezes faz mais lembrar uma " Gaiola das Loucas" do que uma Estação de Televisão.

Nenhum comentário: