terça-feira, 19 de junho de 2007

Os Romanos já sabiam!

Uma das principais consequências do recuo do Governo no que respeita à construção do futuro aeroporto é, sem dúvida nenhuma, a divisão dos opositores à OTA. Neste momento, todos eles, analistas políticos, políticos (Mendistas, Santanistas, Barrosistas, Cavaquistas, Portistas, Castristas, Monteiristas, Comunistas, Bloquistas, Monárquicos), Técnicos contratados e freelancers, Autarcas, Empresários de grande médio e pequeno porte (Os que deram a cara e os que continuam no anonimato, os Visíveis e os Invisíveis), Jornalistas.....agora divididos, esgrimem argumentos a favor da construção do aeroporto em Alcochete, Poceirão, Montijo, da manutenção da Portela e construção de um segundo aeroporto para os voos Low-Cost e Portela só! Nesta panóplia de intervenientes activos que defendem que todos os locais são bons à excepção da OTA, ainda podemos diferenciar uma outra classificação quanto aos motivos que os movem. Então poderemos referir os que apresentam motivações políticas, os que defendem interesses próprios, os que estão a soldo, os eternos conspiradores contra o Governo que se opôem, ocultamente ou às claras, a todas as iniciativas governamentais,o núcleo duro do Norte, os imbecis, e finalmente os que estarão de boa fé a defender o que julgam ser o interesse nacional.
Todos eles referem que a decisão do Governo é um recuo mas aceitam a decisão e concordam com ela! Todos excepto alguns que obstinadamente continuam a apontar o dedo ao Governo dizendo que Mário Lino não está de boa fé ao mostrar abertura para a discussão do projecto e que o Governo conseguiu iludir os oponentes à OTA remetendo a discussão do assunto para daqui a seis meses.
Uma caracteristica comum a todos estes intervenientes anti-OTA é que sistemáticamente, nas suas argumentações encaloradas, omitem os seguintes factos:

- Em todas as Capitais da Europa já não existem aeroportos dentro das próprias cidades.

- A solução da OTA está no programa eleitoral do PS e foi sufragada pelos portugueses que lhe deram a maioria absoluta para governar.


Agora, meus senhores, conseguida a acalmia com o adiamento da discussão da OTA, o líder do PSD já avisou que a seguir vem a contestação ao TGV!
Preparem-se os portugueses que vão ter mais do mesmo! Discussões no Parlamento, Comunicados dos Partidos Políticos, Aberturas de 1ªpágina das televisões e dos jornais, editoriais dos semanários e jornais diários, análise semanal do professor Marcelo na RTP1, artigo de opinião de Miguel Sousa Tavares no Expresso, conspirações do bloguista Pacheco Pereira, declaraçóes bombásticas de Paulo Portas durante visitas a feiras, análises milimétricas às intervenções de Mário Lino, revelações de Cavaco Silva com interpretações à medida, etc, etc........
Ao fim e ao cabo, o que mais surpreende no meio de tudo isto é o facto do Eng. Guterres, ter conseguido governar este país durante 6 anos sem maioria absoluta? É certo que a história do queijo Limiano não lembra ao diabo, mas no meio de tanta armadilha montada, foi o único jeito que ele ardilou para sobreviver!
Depois o mais espantoso de tudo isto é que todos aqueles que estão sempre à espera da primeira oportunidade para colocar obstáculos à governação (quando não a encontram inventam-na), são sempre os primeiros a criticar o Governo pelo facto do nosso crescimento ser ainda inferior ao de Espanha e ao de outros países da União Europeia!
Lembram-se certamente do episódio do relatório enviado para Roma pelo então General das Legiões Romanas que ocupavam a Lusitânia no ano 100 a.c., Julio César, durante a Romanização da Península Ibérica! Experimentavam os Romanos na altura implementar no nosso cantinho um novo modelo de sociedade num processo denominado de Municipalização da Hispânia.
Pois bem no dito relatório, segundo consta, ia referida uma alusão às características do Povo Lusitano, que entre outras qualificações salientava o seu carácter guerreiro e amistoso mas que não se conseguia governar a si próprio.

Nenhum comentário: