domingo, 3 de junho de 2007

Os interesses, sempre os interesses!

É deveras surpreendente a animosidade desmedida com que alguns Orgãos de Comunicação Social brindam alguns governantes deste país. Na berlinda estão principalmente os ministros Mário Lino e Manuel Pinho. José Socrates, o primeiro ministro, depois de uma vergonhosa campanha difamatória contra a sua pessoa, está agora mais resguardado da fúria jornalistica e de alguns bôbos da corte. Lamentavelmente para estes senhores, as sondagens continuam a favorece-lo, de modo que tiveram que arrepiar caminho, antes que que o feitiço se virasse contra o feiticeiro.
Sobre o Ministro Mário Lino é surpreendentemente rídiculo a forma desproporcionada e patética como têm procurado atingi-lo e denegrir a sua imagem. Uma frase algo infeliz do visado, retirada do contexto da sua alocução numa reunião de economistas, provocou uma histeria colectiva no meio jornalístico que será certamente objecto de um estudo e análise posteriores, depois de passada esta onda de contestação, infrutífera, à construção do aeroporto na OTA.
De facto o que move a actual ofensiva contra a OTA, são sem duvida nenhuma os interesses instalados e apenas a defesa desses interesses pode motivar uma campanha tão agressiva e tão violenta que assume por vezes o limiar do histerismo.
A posição do Governo nesta matéria tem sido acima de tudo coerente uma vez que assume que a decisão da construção do aeroporto na OTA foi tomada no Governo de Guterres, baseada em vários estudos científicos, e que este executivo se limita a dar continuidade ao projecto e avançar para o início da sua construção no mais curto espaço de tempo, uma vez que a situação da aeroporto da Portela se vai tornar insustentável dentro de pouco tempo.
Vejamos qual a posição do PSD nesta matéria, para além do insulto pessoal permanente ao Ministro da tutela! Nos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes apoiou a construção no aeroporto da OTA e deu continuidade ao projecto. No Governo de Sócrates, tem tido uma atitude de combate sem tréguas á OTA e tem marcado sem dúvida a agenda política inscrevendo a discussão sobre o novo aeroporto na ordem do dia. Na contestação ao executivo de José Socrates sobre esta matéria começou por defender a construção do novo aeroporto na margem Sul,referindo duas localidades, Rio Frio e Poceirão, pese embora nunca tenha apresentado qualquer estudo para o efeito. Entretanto, com a ocorrência de eleições para a Camara de Lisboa, surpreendentemente, virou novamente o bico ao prego, e começou a defender a continuidade do Aeroporto da Portela alargando as suas instalações até à zona de Figo Maduro. José Sócrates já interpelou o líder do PSD, Marques Mendes,durante o ultimo debate parlamentar na Assembleia da Républica, se as eleições fossem para a Camara das Caldas da Raínha, se ele, Marques Mendes, não viria a terreno defender o aeroporto na OTA.
Um insuspeito dirigente da área centro direita afirmava em entrevista ao semanário Expresso na sua edição da semana passada, que vê o PSD como um emaranhado de confusões e de interesses que torna impossível ter qualquer proposta séria e credível. Adianta mesmo que aquele partido é o conglomerado máximo dos interesses em Portugal e está prisioneiro deles!
Os portugueses já começaram a ter um pouco a percepção dessa realidade pêpêdista. As sondagens são o que são, mas não enganam e não andam muito longe da verdade.
A discussão do futuro aeroporto vai entrar numa fase crucial. Vamos assistir sentados e incrédulos ao esgrimir de argumentos técnicos para defender uma e outra posição. Curioso será verificar o "conjunto" de empresários que ordenou o estudo que aponta para a construção do aeroporto na margem sul! Projectos Turísticos de grande envergadura do empresário Belmiro de Azevedo e do banqueiro Ricardo Espírito Santo estarão na frente de combate? talvez,... vamos ver!

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