sábado, 28 de abril de 2007

Gato Escondido com Rabo de Fora

É notória a incomodidade do jornal de maior divulgação nacional, o Expresso, com a nomeação do Eng. Pina Moura, por parte do Grupo Espanhol Prisa para o cargo de Director não Executivo da Média Capital, empresa proprietária da TVI.
O "Primeiro Caderno" e "O Editorial e Opinião" da ultima edição deste jornal são bem reveladores desse inconformismo que denota acima de tudo uma grande preocupação pelo receio de perda de poder na sociedade portuguesa.
A controvérsia mais inflamada reside no facto de o deputado do PS ter afirmado em entrevista à RTP que toda a comunicação social tem motivações políticas e que seria louvável que, em Portugal, à semelhança do que acontece com os principais orgãos de comunicação social estrangeiros, assumisse uma linha de orientação ideológica editorial!
Afirma o Director daquele semanário na sua ultima edição que o primeiro critério de muita comunicação social ( nomeadamente a presidida pelo militante numero um do PSD) não é político nem sequer ideológico e que os seus jornalistas são acima de tudo livres!
Logo por coincidência, ou talvez não, aquele jornal no seu editorial, intitulado "O 25 de Abril e o Estado", considerou o discurso do deputado do PSD o acontecimento político das comemorações do 25 de Abril no Parlamento, relacionando a sua afirmação de existencia de uma claustrofobia na vida política portuguesa com a tão discutida (no seio da Impresa) intromissão excessiva do Governo na Comunicação Social! Conclui o editorial que os sinais são inquietantes porque temos uma Entidade Reguladora demasiado partidarizada e temos diversas leis demasiado cerceadoras.
Ora neste país, quem poderá considerar como o acontecimento político das comemorações do 25 de Abril o discurso enraivecido e ressabiado do PSD, a não ser todos aqueles que tenham de facto uma identificação e uma aproximação ideológica àquele partido?
Em segundo lugar, quem poderá levar a sério a afirmação do Expresso de intromissão excessiva do Governo na comunicação social, quando nos ultimos tempos se conseguiu lançar nalguma comunicação social, inclusivé naquele jornal, uma verdadeira intentona contra o carácter do Primeiro Ministro não fundamentada em factos concretos, provados, mas sim em insinuações, especulações e aproveitamentos oportunísticos de falhas do sistema de ensino nas Universidades Privadas em geral e da Universidade Independente em particular?
Como poderia o pobre coitado do líder do PSD, Marques Mendes, afrontar directamente o Eng.Sócrates no debate mensal no Parlamento, como pretendiam alguns, sobre a sua eventual falta de carácter no processo da licenciatura, apenas baseado em insinuações, coincidências e forçadas evidências? No Parlamento, meus amigos, olhos nos olhos, só se acusa com factos!
É bem diferente o modo de actuação de alguns jornalistas, principalmente de alguns daqueles que se dizem livres e cerceados na sua acção e que pertencem a orgãos de comunicação social que se recusam a admitir oficialmente uma linha ideológica editorial.
Neste caso do Semanário Expresso podemos dizer que a linha ideológica editorial está bem patente na orientação jornalística das suas ultimas edições! Mas uma vez que ela não é assumida,, como dizem os portugueses, tratar-se-á de uma linha editorial simbolizada por um "Gato Escondido com o Rabo de Fora"!.

Nenhum comentário: